sábado, 1 de maio de 2010

O Sargento, Paulinho e a galinha de três olhos

O sargento era do tipo "ver pra crer". Coisas como fantasmas, discos voadores e todas aquelas histórias de homenzinhos verdes não lhe diziam muita coisa. Tudo era pra ser lógico, comprovado e preciso. Para tudo deveria haver uma explicação plausível, até para uma estranha figura, misto de água e galinha, retratada num  enorme poster que pendia na parede de seu quarto. Era uma serigrafia um pouco demodê mas intrigante: a enigmática ave teria três olhos.
Um dia seu netinho de oito anos, o Paulinho, o chamou no quarto, puxando-o pelo braço e perguntou, apontando para o tal poster:
__ Vô, por quê aquela galinha tem três olhos?
__ Não é uma galinha, Paulinho, é uma águia.
__ Águia é o quê?
__ É um animal voador, ao contrário da galinha, e também, ao contrário da galinha, é destemido e ágil.
__ O que é destemidóiagiu?
__ Destemido e ágil, Paulinho. Bom, destemido significa que ela não tem medo de nada e ágil quer dizer que ela faz tudo muito bem feito e com rapidez e precisão.
__ O que é precisão?
__ Precisão é... precisão é acuracidade, digo, perfeição.
__ Vô, é por isso que ela tem três olhos, então?
__ Digamos que sim. Na verdade não existem águias de três olhos mas esta foi assim pintada pois era um símbolo, provavelmente uma forma que o pintor encontrou para representar algo que tinha um significado para ele.
__ Vô, o que é significado?
__ Significado é... é explicação, relação com alguma coisa específica. Fui claro?
__ Não. Você parece com o Zeca quando fala: eu não entendo nada. Só é diferente porque eu consigo repetir as coisas que você diz mas não as que o Zeca diz. E sabe de uma coisa? Acho que foi ele que pintou essa galinha pois ele tem uma igualzinha e com três olhos e tudo.
__ Ah ah ah ah! Você é a gracinha do vovô. O Zeca é seu coleguinha da escola?
__ Não, ele é meu amigo que vem me visitar à noite. Ele entra pela janela e senta do meu lado na cama. Ele e a galinha. Acho que ele quer o quadro de volta. Devolve pra ele, vô.
__ Você andou sonhando, Paulinho?
__ Não, vô. Você devolve pra ele?
O velho sargento estava boquiaberto tamanha a criatividade do menino. Já escutara falar sobre amigos imaginários que acompanham crianças mas não pensou que isso acontecesse com seu netinho. Surpresas da psicologia infantil à parte, ele estava mesmo era atrasado pra sua partidinha de dominó. Pegou o casaco e saiu porta a fora.
À noite, de volta a casa, cansado e um pouco decepcionado por três derrotas consecutivas pro Gerônimo, um velhinho magricela dono de umas fazendas lá pelo sul, deitou-se e imediatamente pegou num sono leve. Algum tempo depois acordou sobressaltado com um barulho no seu quarto. No escuro, não pôde ver muito até que suas pupilas se acostumassem à pouca claridade. Andou cambaleante até a entrada do quarto e tateou a parede à procura do interruptor. Fez-se a luz e então viu: lá estava o pequeno Paulinho de pé ao lado do poster da águia com cara de galinha. O poster espatifado no chão. Numa bronca total, Paulinho disse:
__ Ta vendo, vô? Você espantou o Zeca e ele agora fugiu com o susto!
__ Paulinho! Ora, que maluquice é essa, menino? Vovô vai ter que te dar umas palmadas! Você estragou o pôster e ainda acordou o vovô com um tremendo susto!
__ Mas não fui eu, vô, foi o Zeca! Ele deixou cair quando se assustou com o seu ronco. Não fui eu!
__ E agora, o que eu faço com esse poster todo escangalhado, hum? Seu pai vai ter que consertá-lo! Mas antes ele vai te dar umas palmadas, viu?
__ Não, vô, não fala pro papai. Olha, o pôster tá quebrado mas olha só, o senhor pode ficar com a galinha verdadeira, a do Zeca, ela não foi, ficou aqui...
O ainda remelento general foi seguindo a direção que o bracinho miúdo de Paulinho apontava. No final de seu dedo indicador estava a mesinha de cabeceira, e nela, uma galinha de três olhos.

5 comentários:

  1. Zazo, ou vc está perdendo tempo na arquitetura,ou sua criatividade percorre os diversos campos da arte ... hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Rafaiela! Mas escrevo despretensiosamente. Aliás, escrevia, fui parando... mas vou voltar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Zazo, que encanto! puro realismo fantástico. Lembrei do meu sobrinho Artur que conversa com um ser imaginário, é impressionante. Transformei meu blog num livreto, quero te passar uma cópia e incentivá-lo para fazer um livreto com estes contos. Ligue ou mesmo venha para acertarmos detalhes, Yog foi o assessor web, ficou muito legal. Seus contos merecem. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Thanks, Felipe. =) Apareça sempre. É bem vindo.

    ResponderExcluir